28/06/2024- Review feita por Vini100x
Disponível para Ps4, Ps5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC
Ou pegue na Adrianoteca!
O Call of Duty: Modern Warfare III é um jogo de tiro em primeira pessoa publicado pela Activision e desenvolvido pela Sledgehammer Games, lançado dia 10 de Novembro de 2023.
O seu lançamento foi muito polemico por não ser o que os fãs esperavam de um remake da trilogia Modern Warfare, para quem não sabe a trilogia Modern Warfare fez parte do auge do Call of Duty o que fez com a que a franquia fosse tão grande e renomada da forma que ela é hoje, e isso mexe com os sentimentos da comunidade.
O jogo foi lançado em partes como uma expansão para o Call of Duty: Modern Warfare II tornando o jogo uma verdadeira salada de títulos da franquia com um reaproveitamento gigantesco de outros títulos. Sua progressão, armas, nível e outras informações são importadas do Call of Duty: Modern Warfare II nos modos multiplayer e zombies, a campanha é uma adaptação da campanha de Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011) e os mapas do multiplayer são versões remasterizadas dos mapas do Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009). O zombies se assemelha muito a uma versão modificada do modo de jogo epidemia do Call of Duty: Black Ops Cold War e DMZ do Call of Duty: Warzone 2.0 no mapa Urziquistão do mesmo jogo, além disso, em algumas versões do jogo, a lista de troféus ou conquistas aparece como uma expansão para o Call of Duty: Modern Warfare II.
A campanha da trilogia Modern Warfare é um reboot, mas a sua historia e as missões não são as mesmas da trilogia original. O tempo de jogo da campanha é curto, mas pode variar de acordo com a sua forma de explorar o mapa, buscar os coletáveis e a dificuldade, vários sites avaliam o tempo de duração da campanha com apenas 3 horas, mas particularmente uma pessoa que nunca jogou o jogo e está jogando pela primeira vez sem tentar zerar o jogo o mais rápido possível irá levar bem mais de 3 horas.
A sua campanha é dividida em 14 capítulos e eles podem ser no formato de missão de mapa aberto, onde o mapa pode ser explorado livremente em busca de vantagens que também são coletáveis, como armas, acessórios, blindagens e outros. E também o formato de missão linear onde não existem esses "coletáveis" e o mapa não pode ser explorando livremente.
Os personagens principais como Price, Soap, Ghost e até o vilão Makarov são pouco desenvolvidos, além de ter uma história rasa e superficial, fazendo com que os jogadores não criem nenhum sentimento por eles, ou só tenham apego por eles graças a trilogia original do Modern Warfare.
O multiplayer do jogo recebeu críticas positivas, principalmente pelas melhorias feitas em relação ao Call of Duty: Modern Warfare II já que eles compartilham as mesmas mecânicas, mas outra coisa que agradou muito os fãs foram os mapas que são considerados excelentes desde o seu lançamento original no Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) criado pela Infinity Ward.
O zombies está muito diferente do formato de zombies clássico, que é um jogo baseado em ondas, os zumbis vão ficando mais fortes conforme a progressão e compramos portas para avançar no mapa. Esse novo zombies parece muito com o modo epidemia do Call of Duty: Black Ops Cold War que os mapas são modificações dos mapas do modo esquadrões, e é um formato de Battle Royale que por sua vez tem mapas bem grandes e abertos. Também tem uma forte influencia do modo DMZ do Call of Duty: Warzone 2.0, que é um modo com um tempo limite e os jogadores podem pegar itens e extrai-los para levar para a próxima missão.
Um problema muito grande nesse zombies é que ele é extremamente repetitivo, para fazer dinheiro, para comprar melhorias e se fortalecer é necessário fazer contratos, que são missões bem bobinhas chatas, demoradas e repetitivas e além disso é com esses contratos que se pega os esquemas para criação de itens para traze-los para a missão, então a maior parte do tempo do jogo você só fica fazendo esses contratos bestas. Até as missões de história tem contratos para serem feitos e os chefes do jogo são basicamente o mesmo, sendo reaproveitado varias vezes ou então são os mini chefes um pouco mais fortes que o normal.
Talvez o maior problema de todos está na quantidade de bugs que acontecem com muita frequência, ficando preso no mapa, um inimigo te arremessa dentro de um objeto e não tem como sair, você mesmo se prende enquanto esta nadando e morre sem oxigênio, o jogo "perde" a conexão com o host e você é enviado para fora da partida, o servidor cai, o jogo "crasha", a missão fica impossível de ser completada e tudo isso é muito punitivo e frustrante, porque a partida é longa e demorada e ainda por cima faz o jogador perder seus itens e ter que conseguir tudo de novo.
E como citado acima, a qualidade do servidor está horrível, com desconexões muito frequentes e com poucos servidores na américa do sul, fazendo com que a maioria dos servidores encontrados sejam norte-americanos deixando o jogo lagado por conta do ping.
Os troféus do jogo estão presentes em apenas dois modos, campanha e zombies, isso mesmo, não tem troféu de multiplayer. Na campanha eles são bem tranquilos, tem troféus de feitos e ações como por exemplo destruir um helicóptero com um morteiro, matar dois inimigos com um tiro só 5 vezes; troféus de coletáveis que só estão presentes em missões de mapas abertos como pegar todas as armas e acessórios disponíveis e pegar todas as blindagens; e o troféu de terminar o jogo na dificuldade veterano que é bem clássico da franquia.
No zombies temos troféus de feitos também, como por exemplo acariciar um cão infernal, recuperar seus itens com a vantagem da lápide. Um troféu da "campanha" do zombies como fazer a missão final do terceiro ato. Alguns troféus do cooperação como ressuscitar um membro de outro esquadrão, terminar a missão final do terceiro ato com 6 jogadores. E por fim um troféu de "grind" que pode ser bem exagerado como matar 50.000 inimigos.
Existem poucos troféus que podem fazer você de desistir dessa platina. Um deles é o de matar 50.000 inimigos, esse troféu acaba sendo o mais demorado de todo o jogo e exige muita dedicação e muitas horas de jogo, porem é puro "grind", dependendo da sua forma de jogar é possível fazer 2500 baixas ou mais por hora. Além disso, tem o troféu de fazer a missão final do terceiro ato em 6 jogadores, é importante ressaltar que só é necessário um jogador que tenha essa missão liberada, ele pode chamar o helicóptero para essa missão a qualquer momento indo até o local indicado no mapa e todos do time podem embarcar, mas o maior problema é conseguir montar um time com 6 jogadores. É extremamente recomendado fazer esse troféu em um boost com os 6 jogadores, porque vai ser muito difícil achar jogadores aleatórios dispostos a fazer essa missão de novo a troco de nada, já que essa missão não da nenhuma recompensa por faze-la novamente.
Alguns troféus podem ser meio chatinhos e trabalhosos, mas não tem nada de muito difícil que impede alguém de fazer pela dificuldade.
De forma geral ele desagradou a comunidade do Call of Duty pela perda de qualidade e regressão em vários pontos fortes que a franquia apresentava. Também parece que pelo fato de ser uma franquia com um compromisso de ter lançamento anual, a pressa de entregar jogos e o pouco tempo de desenvolvimento trazem fatores como muito reaproveitamento e pouca originalidade, porém ainda pode ser divertido jogar, o jogo é bonito e é bem fluido.
Na sequência direta do recordista Call of Duty®: Modern Warfare® II, o Capitão Price e a Força-Tarefa 141 enfrentam a ameaça definitiva. O ultranacionalista e criminoso de guerra, Vladimir Makarov, está estendendo seu domínio por todo o mundo, fazendo com que a Força-Tarefa 141 lute como nunca antes.
Guia 🏆
Call of Duty: Modern Warfare III - Trailer de Revelação da Jogabilidade | PS5 e PS4
Nos conte o que você achou do
Call of Duty: Modern Warfare III